quinta-feira, 21 de março de 2013

Currículo: campo, conceito e pesquisa (de Roberto Sidnei Macedo)

Este resumo abaixo, vem complementar as discussões realizadas na aula da Profª Drª Rita Stano no dia 15 de março de 2013, que teve como foco principal os diversos conceitos de CURRÍCULO.



Em tempos remotos e ainda atuais faz-se necessário que educadores compreendam o significado da palavra "currículo" e suas diversas dimensões que alavancam o processo de ensino.
O currículo não é algo alheio à escola e nem uma força superior a ela. Ele se realiza de acordo com as orientações, os conceitos e teorias contidas nele. Ao pesquisar o currículo através de documentos oficiais, um pesquisador analisa as ideias que objetivam direcionar a educação e aprendizagem por determinado caminho. Entretanto, ao pesquisar o currículo através da prática que acontece na escola, torna-se possível também à percepção de como o currículo é absorvido por esta prática.

No livro de Roberto Sidnei Macedo "Currículo: Campo, conceito e pesquisa", o autor faz colocações devidas situações angustiante que alunos e educadores enfrentam de não conseguirem conceitualizar currículo, talvez por este possuir diversos significados que contextualizam as práticas de instituições de ensino conforme a realidade de cada uma destas e/ou conforme o tempo e situação em que estas estão vivenciando em suas realidades.
Falar sobre currículo é tecer uma ampla gama de conhecimento referentes à contextos muitas vezes ligados à epistemologia, sociologia, antropologia, política, psicologia, romance, poesias, fábula, cinema, teatro, mito, música,artes plásticas, entre outras formas de enriquecer, ampliar ou problematizar as práticas curriculares.
Pacheco (1996) apud Macedo traz consigo o conceito de currículo, com sua origem do latim "correre" que significa caminho, jornada, trajetória, percusso, e a palavra "curriculum" carrega em si o significado de carreira e organização de experiências vividas no campo profissional e educacional.
Kemmis (1998) apud Macedo argumenta que currículo possui um corpo disciplinar próprio, e não um corpo formado por saberes especializados desenvolvidos por outras disciplinas.
Com base nos estudos de Goodson (1998), Macedo elabora conceitos sobre currículo com o intuito de minimizar as angustias que rodeiam aqueles que não conseguem compreender o conceito desta temática. Sendo assim, currículo em alguns de seus significados é um artefato socioeducacional com ações de organização, institucionalização, dinamismo, saber, conhecimento e valores relacionado à educação.
Os atos curriculares que são todas as atividades que se organizam e se envolvem visando uma determinada  formação, organização, formulação, implementação, institucionalização e avaliação de saberes, atividades, valores e competência, estão vinculados com uma formação ética, política, estética e cultural; mas nem sempre estes atos são explícitos, coerentes, absolutos, sólidos, burocráticos ou pré-escritos, ou seja, ele pode ser muitas vezes itinerante e errante, e trazer novos conceitos e significados para a práxis curricular, mantendo assim, o processo cíclico de ensino-aprendizagem conforme experiências vividas por todos os envolvidos no amplo mundo da educação, ou seja, os educadores.