quinta-feira, 9 de maio de 2013

 
 
FICHAMENTO - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
 

Tipo: LIVRO
 
Assunto / tema: Autonomia. Educação. Ensino. Prática de Ensino. Professores. Formação Profissional.
 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à
prática educativa
. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. 148p.
 
Resumo / conteúdo de interesse:
“Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém.”
O assunto central do livro é em favor da autonomia do aluno, ele fundamenta os saberes necessários, as preocupações e o desenvolvimento dos alunos. O objetivo não é só de ensinar, mas também envolve a ética, o respeito, a responsabilidade, a liberdade e a consciência de sua posição no mundo. Educar tem suas práticas e é preciso uma reflexão sobre o que é educar, ter consciência de que ensinar não é transferir ou transmitir conhecimento e sim criar possibilidades para produção e construção dos conhecimentos partindo do envolvimento do aluno.
Paulo Freire fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças e da necessidade de nunca se acomodar, pois "somos seres condicionados, mas não determinados". Ele apresenta três temas básicos para construir a Pedagogia da Autonomia, que leva à formação para vida, são eles: a) não há docência sem discência; b) ensinar não é transferir conhecimento e; c) ensinar é uma especificidade humana.
 
Citações:
Página:
1 “ Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível – depois, preciso – trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar.”
23, 24
2 “É preciso insistir: este saber necessário ao professor – que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser – ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa de ser constantemente testemunhado, vivido.”
47
3 “Um esforço sempre presente à prática da autoridade coerentemente democrática é o que a torna quase escrava de um sonho fundamental: o de persuadir ou convencer a liberdade de que vá construindo consigo mesma, em si mesma, com materiais que, embora vindo de fora de si, reelaborados por ele, a sua autonomia. É com ela, a autonomia, penosamente construindo-se, que a liberdade ou preenchendo o “espaço” antes “habitado” por sua dependência. Sua autonomia que se funda na responsabilidade vai sendo assumida.”
 93, 94
Considerações da aluna: É preciso refletir a nossa prática enquanto educadores, pois a formação científica, correção, ética, respeito aos outros, coerência, capacidade de viver e de aprender com o diferente, são obrigações a que devemos nos dedicar.  Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. O ensino não depende exclusivamente do professor, assim como aprendizagem não é algo apenas de aluno, as duas atividades se explicam e se complementam; os participantes são sujeitos e não objetos uns dos outros.
Indicação da obra: Tem por finalidade nortear alunos de pedagogia e licenciaturas, e também professores na sua formação continuada, pois o livro faz uma séria reflexão sobre processo de ensino e aprendizagem.
Livro disponível em:
http://br.librosintinta.in/pedagogia-da-autonomia-pdf.html
 



 


 

 

Um comentário:

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