FICHAMENTO - PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Tipo: LIVRO
|
|
Assunto / tema: Autonomia. Educação. Ensino.
Prática de Ensino. Professores. Formação Profissional.
|
|
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à
prática educativa. 40. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. 148p. |
|
Resumo / conteúdo de interesse:
“Ninguém é
sujeito da autonomia de ninguém.”
O assunto central do livro é em favor da autonomia
do aluno, ele fundamenta os saberes necessários, as preocupações e o
desenvolvimento dos alunos. O objetivo não é só de ensinar, mas também envolve
a ética, o respeito, a responsabilidade, a liberdade e a consciência de sua
posição no mundo. Educar tem suas práticas e é preciso uma reflexão sobre o
que é educar, ter consciência de que ensinar não é transferir ou transmitir
conhecimento e sim criar possibilidades para produção e construção dos
conhecimentos partindo do envolvimento do aluno.
Paulo Freire
fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças e da necessidade de
nunca se acomodar, pois "somos seres condicionados, mas não determinados".
Ele apresenta três temas básicos para construir a Pedagogia da Autonomia, que
leva à formação para vida, são eles: a) não há docência sem discência; b)
ensinar não é transferir conhecimento e; c) ensinar é uma especificidade
humana.
|
|
Citações:
|
Página:
|
1 “ Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e
foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram
que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos
tempos mulheres e homens perceberam que era possível – depois, preciso –
trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar.”
|
23, 24
|
2 “É preciso insistir: este saber necessário ao
professor – que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa de
ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser – ontológica,
política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa de ser
constantemente testemunhado, vivido.”
|
47
|
3 “Um esforço sempre presente à prática da
autoridade coerentemente democrática é o que a torna quase escrava de um
sonho fundamental: o de persuadir ou convencer a liberdade de que vá
construindo consigo mesma, em si mesma, com materiais que, embora vindo de
fora de si, reelaborados por ele, a sua autonomia.
É com ela, a autonomia, penosamente construindo-se, que a liberdade ou
preenchendo o “espaço” antes “habitado” por sua dependência. Sua autonomia
que se funda na responsabilidade vai
sendo assumida.”
|
93, 94
|
Considerações da aluna: É preciso refletir a nossa
prática enquanto educadores, pois a formação científica, correção, ética,
respeito aos outros, coerência, capacidade de viver e de aprender com o
diferente, são obrigações a que devemos nos dedicar. Ensinar não é transferir conhecimento, mas
criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. O ensino não
depende exclusivamente do professor, assim como aprendizagem não é algo
apenas de aluno, as duas atividades se explicam e se complementam; os
participantes são sujeitos e não objetos uns dos outros.
|
|
Indicação da obra: Tem por finalidade nortear
alunos de pedagogia e licenciaturas, e também professores na sua formação
continuada, pois o livro faz uma séria reflexão sobre processo de ensino e
aprendizagem.
|
|
Livro disponível em:
http://br.librosintinta.in/pedagogia-da-autonomia-pdf.html
|
Casino, Reno, NV - Mapyro
ResponderExcluirFind the best casino in Reno, NV 사천 출장마사지 with reviews and ratings for Casino 김포 출장안마 and over 보령 출장마사지 200 서울특별 출장안마 rooms in three of Reno's 양산 출장샵 most desirable locations, such as Encore