quinta-feira, 13 de junho de 2013

FICHAMENTO DO CAPÍTULO: Repensando ideologia e currículo (cap. 2)


Tipo: LIVRO

Assunto / tema: Educação. Política. Sociologia. Ideologia. Currículo.

Referência Bibliográfica: Repensando ideologia e currículo. In:MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Currículo, Cultura e Sociedade. 10.ed. São Paulo:Cortez, 2008.

Resumo / conteúdo de interesse:

O capítulo 2 do livro de Moreira e Silva foi escrito por Michael W. Apple e trás em seu conteúdo que fala de Ideologia e Currículo, o pensamento de que se não levarmos a sério a intensidade do envolvimento da educação com o mundo real das desigualdades de poder, estaremos vivendo em um mundo divorciado da realidade, ou seja, a ética e a política tem que ser considerada para o bem comum da sociedade. O autor buscou no texto alertar os educadores quanto ao fato destes realizarem um exame crítico sobre questões de ciência, natureza de homens e mulheres, ética e política, práticas curriculares e pedagógicas. Repensar a forma e o conteúdo do currículo, as relações sociais dentro da sala de aula e as maneiras pelas quais atualmente esses aspectos têm entrado na cultura de determinados grupos em determinadas instituições e em determinadas épocas são pontos também relatados no texto. As instituições distribuem valores ideológicos e conhecimentos necessários à manutenção das composições econômicas, políticas e culturais. E é esta tensão entre distribuição e produção de conhecimento que faz com que as escolas atestem esta partilha de poder econômico e cultural já existente. O tema em questão “Ideologia e Currículo”, foi um trabalho desenvolvido pelo autor ao longo de uma década, foi este o tempo necessário para que ele entendesse a política da realidade educacional e revelasse a marca dessa luta entre conceitos, linguagem e análises. O texto é encerrado com a ênfase de que a tarefa dos educadores é ensinar e aprender, é questionar e reformular o próprio senso comum.

Citações:

1-“Finalmente, senti que era necessário transportar-me para dentro da escola e escrutinar rigorosamente o verdadeiro currículo – não só o explícito, mas também o oculto –que dominava a sala de aula, e então compará-lo com os pressupostos de senso comum dos educadores.” (pag. 44)

2-“Boa parte de minha vida de ativista, pesquisador e professor temsindo gasta tentando unir as fronteiras artificiais entre, digamos, política e educação, entre currículo e ensino de um lado e questões de poder cultural, político e econômico de outro.” (pag. 54)

3-“Ideologia e Currículo –reconhecidas suas limitações e silêncios – é parte de minha jornada nesse caminho para a democracia cultural.” (pag. 35)

Considerações do pesquisador (aluna):

Apesar de este texto ter sido escrito na década de 80, ele é trazido à tona pelos autores Moreira e Silva, ou seja, se ainda é discutido é porque é cheio de grandes significados que ainda são atuantes. É necessário que repensemos ideologia e currículo, e os significados e atuação que eles têm nas escolas nos dias de hoje.

Indicação da obra: Professores e pesquisadores na área da educação.

2 comentários:

  1. E sempre teremos que ficar atentos a esta articulação entre ideologia, currículo e poder!!! Muito bem posto!

    ResponderExcluir
  2. Aprendi muito com este livro que nos passou... e fazer estes fichamentos foi de grande valia!!!

    ResponderExcluir