Tipo: LIVRO
Assunto / tema: Educação. Política. Sociologia.
Ideologia. Currículo.
Referência Bibliográfica: A política do conhecimento oficial: faz
sentido a ideia de um currículo nacional?. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Currículo,
Cultura e Sociedade. 10.ed. São Paulo:Cortez, 2008.
Resumo / conteúdo de interesse:
O capítulo 3 do livro de Moreira e Silva também foi escrito
por Michael W. Apple e fala sobre a ligação da educação com política da
cultura, onde o currículo é visto como um produto das tensões, conflitos e
concessões culturais, políticas e econômicas que organizam e desorganizam um
povo. As condições econômicas e sociais que estão ligadas às diferentes classes
sociais também estão presentes nas escolas, atuando como restauração
conservadora, e a justificativa do autor a este conceito é que o currículo e a
avaliação nacional estão perigosamente relacionados às ideologias. O texto fala
ainda do currículo nacional que inicialmente foi implantando na Inglaterra e
que consiste de matérias básicas e fundamentais, como a matemática, ciências,
tecnologia, história, arte, música, educação física e uma língua estrangeira
moderna, mas para Michael Apple é importante levantar questões para que
pensemos e repensemos nas implicações que conservadorismo pode causar no neste
tipo de currículo, pois a adoção de livros didáticos do Estado pode dispensar
muito tempo e custo e não atingir a qualidade do ensino, este tipo de currículo
citado está vinculado com projetos direitistas, mas para outros autores mais
liberais citados no texto, um currículo nacional mais bem projetado seria
aquele que envolveria a criação de novos exames (métodos de avaliação), com um
conteúdo mais rigoroso e maior preparo dos educadores para a exigência e
estímulo dos alunos. Os professores e administradores teriam de aprofundar seus
conhecimentos e mudar concepções sobro o seu próprio conhecimento (em termos
atuais: reciclar). Os atos de ensinar e aprender teriam de tornar-se mais
ativos e inventivos, e a atenção, cooperação e participação na sala de aula
torna-se algo mais frequente. E em se
tratando de Neoconservadorismo e Neoliberalismo, a nova aliança em favor da
restauração conservadora inseriu a educação em um conjunto mais amplo de
compromissos ideológicos. Os seus objetivos são os mesmos que orientam as suas
metas para a economia e o bem-estar social. O neoliberalismo defende um Estado
fraco, onde a sociedade deixa a “mão invisível” do livre mercado guiar todos os
aspectos de suas interações sociais e é vista não só como eficiente, mas também
como democrática. Já o neoconservadorismo, orienta-se para uma visão de Estado
forte, voltado para uma política de relações de corpo, gênero, raça, padrões,
valores e condutas e ao tipo de conhecimento que deve ser transmitido a futuras
gerações.
Citações:
1-“O currículo nacional possibilita a criação de um
procedimento que pode supostamente dar aos consumidores escolas com “selos de
qualidade” para que as “forças de livre mercado” possam operar em sua máxima
abrangência.” (pag. 74)
2-“Um currículo nacional pode ser visto como um
instrumento para prestação de contas, para ajudar-nos a estabelecer parâmetros
a fim de que os pais possam avaliar as escolas.” (pag. 75)
3-“É possível, por exemplo, afirmar que, somente
instituindo um sistema de currículo e avaliação nacionais, seremos capazes de
deter a fragmentação que virá em consequência da porção neoliberal do projeto
direitista.” (pag. 85)
Considerações do pesquisador (aluna):
Falar sobre neoliberalismo e neoconservadorismo,
currículo nacional, avaliação e educação me faz pensar nas mudanças que já
ocorreram e que foram positivas, mas, contudo, não foram suficientes; as
desigualdades na educação ainda existem como relatadas no texto, mas muita
coisa ainda tem que mudar, temos que pensar no currículo e toda sua dimensão
como algo a ser colocado em prática. Temos visto que muitas são as teorias que esclarecem
e tecem conceitos sobre o currículo, agora é buscar concretizar as ações
educativas para a melhora da qualidade do ensino.
Indicação da obra: Professores e pesquisadores na área da
educação.
Dona Cynthia, a Senhora faz sempre um bom fichamento e consegue extrair elementos centrais do que lê. Muito bom!
ResponderExcluirObrigada Rita, gosto muito de escrever e expor minhas opniões!!! Estou agora procurando melhorar ainda mais... bjos
ResponderExcluirme ajudou muito brigada :D
ResponderExcluirGRATA
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